sábado, 2 de abril de 2016

O QUE SÃO VODUNS? VODUM PODE SER CONSIDERADO ORIXÁ?

VODUNS são divindades do panteão do Candomblé Jeje e não devem ser confundidos com Orixás, embora possam ser parcialmente sincretizados com estes, em virtude de alguns atributos comuns.
Na foto, o Vodun HEVIOSSO que se manifesta como Raio e Trovão. É o senhor da Justiça, que castiga os mentirosos e os ladrões.
Seus símbolos são o Raio, o Carneiro e o Sosssiovi, machado de uma lâmina que se abre em arco e sai da boca de um carneiro.
Nesse aspecto fica claro que pode ser "sincretizado" com o Orixá Xangô, meu Pai
Axé pra nós!!!

Medalha da Arte Metal Orixás
pode ser adquirida no Mercado livre, link abaixo:


Texto esclarecedor:

Panteão do Trovão (Hevioso) Os voduns agrupados no panteão do trovão, os quais recebem a denominação geral de “Voduns Kavionos”, são aqueles ligados aos fenômenos das tempestades (sò-voduns – voduns do raio), e os voduns que vivem no alto (ji-voduns – voduns do céu). Pode-se ainda incluir a este panteão alguns voduns que vivem nos mares e oceanos (tò-voduns) por sua estreita ligação com os sò-voduns. Os voduns do raio, em especial o vodun Sògbó, mantém muitas semelhanças com o orixá yorubá Xangô. No jeje-mahi os Voduns Kavionos são liderados pelo vodun Sògbó, sendo o carneiro (agbo) seu principal símbolo e por isso considerado como um animal sagrado (...) Sògbó cujo nome significa “Grande Raio”, é um vodun irado e irriquieto, o dono do fogo. Seu emblema é um machado com cabeça de carneiro. É um dos três reis dos maxinu (mahis). Pai dos demais voduns kavionos e considerados por alguns como sendo o filho de Kpòsú. Suas cores são o bordo, o vermelho e o branco, assim como seu colar. O título de “Sògbó Adan”, significa “corajoso Sògbó” ou “a força/coragem de Sògbó”. Badé ou Gbadé é um dos filhos mais jovens de Sògbó, um líder guerreiro. Também conhecido como Gbamesò (raio sobre os campos) é um vodun guerreiro e muito colérico. A ele pertence o curisco e a sentelha de fogo, usada para acender a fogueira de Sògbó, a maior festividade dos Voduns Kavinos no Brasil. Fonte do texto: Orixá, magia e vida, internet

Um comentário: